Todas as pessoas que treinam já devem ter se deparado com a missão de ingerir proteínas de forma complementar. Aqui, entra o Whey Protein, conhecido principalmente por ser uma boa maneira de melhorar o desempenho na academia.
Embora o seu uso seja extremamente popular, é verdade que muitas pessoas não conhecem seus diferentes tipos, formas de consumir, benefícios e funcionamento, por exemplo. Vale dizer, inclusive, que não importa se a sua intenção seja treinar melhor, dar um gás na recuperação muscular ou simplesmente adicionar mais proteína à sua dieta, conhecer o Whey é fundamental!
Curioso para entender a fundo o suplemento? Então, siga conosco que nós vamos te explicar tópico a tópico.
O que é o Whey Protein?
O Whey Protein é um suplemento alimentar derivado da proteína do leite. Sua produção passa por vários processos industriais até ser transformado em pó. Por isso, é uma fonte rica em aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais.
Uma das razões pelas quais este produto ficou tão popular é que o organismo é capaz de absorvê-lo e digeri-lo muito rapidamente. O tempo de recuperação muscular ou de reparação dos tecidos após um exercício físico é, então, reduzido.
Para que serve este produto?
A função primordial do Whey Protein é atuar como suplemento nutricional, fornecendo proteínas de alta qualidade para o corpo. O produto, inclusive, contém todos os aminoácidos necessários para o crescimento muscular.
Assim, além de ajudar no desenvolvimento de músculos, também aumenta a força e a resistência durante exercícios físicos. Ao fim do treino, segue agindo no organismo, dessa vez recuperando-o mais rapidamente e reparando sua massa magra.
Outro propósito para o seu consumo vem do fato de que o Whey pode ser utilizado para corrigir nutrientes que estão em falta. Esse desequilíbrio, inclusive, é bastante comum quando uma pessoa pratica atividades físicas intensas.
Vale mencionar que o suplemento também proporciona maior saciedade. Por essa razão, muitas pessoas que buscam emagrecer o consomem. Além disso, quando inserido em uma dieta adequada, ainda estimula a perda de gordura corporal.
Quais tipos de Whey Protein existem?
Há três tipos de Whey Protein disponíveis no mercado: concentrado, isolado e hidrolisado. Para que você nunca mais se confunda na hora de comprar, explicamos as diferenças:
- Concentrado: aqui, o soro do leite passa por uma única filtragem, o que o leva a manter carboidratos, lactose, minerais e gorduras. Normalmente, é a opção mais barata, ao mesmo tempo que também tem o menor teor proteico e o processo de absorção mais demorado.
- Isolado: nessa versão, a proteína é basicamente tida como pura, já que as técnicas de extração e filtragem implementadas na sua produção são bem rígidas. Sua composição leva 90% de proteína e pouquíssima quantidade de carboidratos e gorduras (alguns suplementos nem sequer as possuem). Sua concentração de aminoácidos é maior do que no concentrado e o processo de absorção é mais rápido.
- Hidrolisado: seu processo de produção passa por uma etapa de quebra dos aminoácidos, o que o torna de fácil digestão e absorção. É a opção mais cara entre as três. Geralmente, é a escolha ideal de quem tem problemas com má digestão ou gases quando consome os dos tipos de Whey anteriores.
Quais são os melhores momentos para consumir o seu?
Pretende incluir o Whey Protein na sua rotina? Então, aprenda quatro ocasiões nas quais consumi-lo te trará benefícios:
- Antes do treino: nesse momento, o seu corpo pode se beneficiar de seus aminoácidos essenciais, otimizando a sua resistência e a recuperação muscular durante o exercício.
- Pós-treino: ao consumi-lo depois da prática de exercícios, você tem a chance de promover a síntese proteica e ter uma recuperação muscular mais rápida. Além disso, o Whey fornece todos os nutrientes necessários para reparar os músculos.
- Momentos de descanso: engana-se quem pensa que o Whey só é útil para treinar. Ao tomá-lo entre as refeições, por exemplo, você terá um aporte constante de aminoácidos no organismo, o que estimula o desenvolvimento muscular.
- Café da manhã: inclua o Whey na sua rotina matinal e não somente você terá uma boa fonte de proteína para começar o dia, como também poderá aumentar a saciedade e controlar o apetite.
Como consumir o Whey Protein?
Você já sabe que o Whey Protein é um pó, certo? Logo, essas são algumas dicas de consumo no dia a dia:
- Misture uma porção de Whey com água ou leite e consuma como um shake após o treino ou pela manhã;
- Adicione o produto em vitaminas e smoothies;
- Utilize-o em receitas saudáveis, como panquecas fit;
- Incremente iogurtes e mingaus com Whey.
Dica extra: receitas deliciosas com Whey Protein
Antes de partirmos para algumas receitas incríveis com Whey Protein, vale dizer que esse produto é um suplemento. Ou seja, não deve substituir uma refeição.
Agora, convidamos você a experimentar esse capuccino de suplemento:
Ingredientes:
- 110 ml de café expresso;
- 1 colher (sopa) de Whey Protein;
- 1 colher (chá) de cacau em pó;
- Canela em pó a gosto;
- Adoçante a gosto.
Modo de preparo:
- Adicione o Whey no café;
- Misture o cacau e mexa até dissolver os ingredientes;
- Acrescente canela e adoçante.
Para finalizar, uma receita de smoothie para o seu café da manhã:
Ingredientes:
- ½ banana;
- ¼ de manga;
- 250 ml de leite de amêndoas;
- 20 g de Whey com o sabor de sua preferência;
- 1 rodela de gengibre;
- 1 colher (sopa) de sementes de linhaça;
- Canela em pó a gosto.
O modo de preparo não poderia ser mais simples: apenas bata tudo no liquidificador e pronto!
Conheça a linha completa de Whey Protein da Stevia Natus
Se você chegou até aqui, então já está preparado para conhecer a linha de Whey Protein da Stevia Natus. Nossos suplementos estão disponíveis nos sabores de morango, chocolate e milho verde e são ideais para os seus treinos na academia e para a sua missão de desenvolvimento muscular.