Fome de doce: quem nunca sentiu? É inegável que todo mundo sofre com essa tentação e, também, com a culpa por ingerir muito açúcar. Afinal, o seu excesso pode causar problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e pressão alta.
Felizmente, existem excelentes soluções para esse dilema: a stevia e a frutose. Você conhece os benefícios desses adoçantes naturais? Vamos te mostrar 7!
1 – Esses adoçantes são naturais
Isso porque enquanto a stevia vem das folhas de uma planta chamada Stevia Rebaudiana e não contém nenhuma caloria, a frutose é extraída de frutas, mel e alguns vegetais.
Outro grande benefício é que o poder adoçante de ambas as opções é notoriamente maior que o da sacarose (açúcar comum), portanto, podem ser consumidas em menor quantidade.
Ao contrário das opções artificiais normalmente encontradas no mercado, nenhuma das duas é aditiva e cumprem muitíssimo bem a sua função de deixar suas bebidas e receitas mais doces.
2 – Não prejudicam a saúde bucal
Todo mundo sabe que o açúcar comum é um grande agente formador de cáries. Por isso, temos aqui mais uma vantagem da stevia e da frutose.
Como as bactérias presentes na boca não fermentam o adoçante, é possível consumi-las sem causar nenhum dano aos dentes.
3 – Reduzem a glicose no sangue
O excesso de açúcar comum na corrente sanguínea é a razão de inúmeros problemas, como danos aos rins, doenças inflamatórias e alterações no humor e na energia.
A stevia, por vez, tem ação hipoglicemiante. Em termos mais simples, significa que contribui para que os níveis de glicose sejam reduzidos. Assim, é o adoçante perfeito para quem já sofre com diabetes, por exemplo, ou que deseja prevenir possíveis complicações futuras.
4 – Inibem a ação de micro-organismos
Uma vez que apresenta propriedades antimicrobianas, a stevia, por exemplo, tem o poder de inibir a proliferação de certos tipos de bactérias e fungos. Como consequência, é possível manter a saúde geral do corpo em dia.
A título de curiosidade, algumas das infecções causadas por esses micro-organismos comumente afetam a pele, o intestino e o sistema urinário.
5 – São extremamente versáteis
Eis aqui um benefício bem importante da stevia e da frutose para o dia a dia: esses adoçantes podem ser utilizados tanto em bebidas, como em qualquer outro tipo de receita. Logo, chás, cafés, smoothies, bolos, tortas e até molhos podem ficar ainda melhores com esses produtos.
Além de suas propriedades altamente adoçantes, vale lembrar que ambos se dissolvem mais facilmente do que o açúcar comum.
6 – São fontes de nutrientes
Aqui, destacamos principalmente a frutose. Por ser natural, é rica em vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes benéficos para a saúde.
Outro ponto importante diz respeito à sua capacidade de saciedade, já que estimula a satisfação do paladar, em vez de viciá-lo, como acontece com o açúcar tradicional.
7 – Suas propriedades se mantêm ativas em temperaturas elevadas
Alguns adoçantes artificiais perdem parte de suas propriedades quando aquecidos. Isso é uma consequência de sua composição química e, entre outras consequências, o torna menos doce do que deveria ser.
A stevia e a frutose, pelo contrário, permanecem estáveis mesmo em contato com altas temperaturas. Em outras palavras, continuarão adoçando e sendo opções mais saudáveis inclusive quando forem utilizadas em molhos, assados, caldas e bebidas quentes.
Para quem esses adoçantes naturais são indicados?
Absolutamente todo mundo! Embora sejam fundamentais para quem possui alguma restrição quanto ao uso do açúcar, por exemplo, a frutose e a stevia podem ser consumidas por qualquer pessoa que deseje cuidar melhor de sua saúde.
Se interessou por estas opções mais vantajosas para adoçar suas receitas? Então, te convidamos a conhecer os adoçantes naturais da Stevia Natus! Temos certeza que esses produtos vão transformar a sua rotina.