Com a chegada do inverno, é normal que surja também aquela vontade de consumir alimentos mais encorpados, calóricos e que proporcionem maior saciedade e sensação de calor. No entanto, ainda assim é possível manter uma alimentação saudável com cardápio variado.
Para ajudá-lo nesse momento, selecionamos 7 dicas para que você consuma alimentos aliados da sua saúde, inclusive nos dias mais frios, mantendo uma boa rotina alimentar. Continue a leitura!
7 recomendações para manter a alimentação saudável no inverno
Confira as orientações e preserve a sua saúde e o bem-estar na estação mais fria do ano:
1. Varie nas sopas
Os caldos e as sopas são perfeitos para consumo nos dias gelados. Além de nutritivas, essas opções aumentam a sensação de saciedade e aquecem o organismo.
Isso porque podem ser bem preparados, com hortaliças, legumes, proteínas (frango desfiado, carne em cubos, tofu, leguminosas, etc) e fibras (couve, alho-poró, escarola, entre outras), garantindo refeições completas.
2. Não deixe as frutas de lado
As frutas da estação são perfeitas para os lanches. Além disso, os frutos secos e cristalizados também representam boas pedidas, pois indicam mais praticidade para carregar e não vão deixar você perder os nutrientes e as vitaminas que elas oferecem.
Outra dica é preparar frutas quentes, como banana assada com canela ou pêra cozida com gengibre, cravo e canela, para diminuir a vontade de consumir doces.
3. Hidrate-se sempre
Com o clima frio, a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão. Apesar disso, manter-se hidratado é indispensável, pois a água desempenha um importante papel no organismo.
Além de regular a temperatura corporal, ela auxilia no transporte de nutrientes, na digestão e em muitas outras reações do corpo humano.
4. Substitua alguns alimentos
A troca de alimentos comuns pelos integrais é a melhor forma de manter a saúde em dia nessa época. Eles são ricos em fibras e promovem benefícios como o bom funcionamento do intestino, controle de açúcar no sangue e colesterol, bem como prolonga a sensação de saciedade.
Escolha a massa integral quando bater aquela vontade de uma macarronada; opte pelos chocolates mais amargos; substitua o pão francês e o pão branco pelo pão integral; e troque óleos vegetais por azeite.
5. Priorize as fibras
As fibras são essenciais, pois aumentam o bolo alimentar e melhoram o trânsito intestinal, assegurando a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, elas contribuem para o equilíbrio do colesterol e o controle da glicose no sangue.
6. Foque nas quantidades
Uma alimentação equilibrada e saudável exige o consumo de todos os grupos alimentares – proteínas, carboidratos, gorduras e, claro, frutas e verduras. Mas, só isso não basta. Assim, é importante se atentar às quantidades ideais de cada grupo.
Além disso, também é bom ficar de olho no excesso de itens como manteiga, óleo, molhos de salada, maionese e condimentos.
7. Consuma as sobremesas da Stevia Natus
Apesar da orientação ter atenção ao consumo de doces, é normal que a vontade surja durante o dia. Para isso, a dica certeira é apostar nas sobremesas da Stevia Natus. Elas são uma ótima escolha por serem feitas com stevia, garantindo saúde e saciedade.
Conheça as opções de sobremesa Stevia Natus
Acesse o nosso site e confira a grande variedade das delícias que estão esperando por você nesse inverno.