Estamos oficialmente no outono! A estação iniciou às 18h25 do último dia 20 de março e segue até 21 de junho. O período, marcado por temperaturas amenas e tempo seco, reforça a importância de uma alimentação saudável.
Neste artigo, você vai descobrir quais são os alimentos mais indicados durante o ciclo e muito mais. Boa leitura!
Características do outono
O outono é marcado por manhãs e noites com temperaturas amenas. As tardes costumam ser quentes mas, diante do avanço da estação, também costumam ficar mais frescas.
Quantidades significativas de chuva não costumam ser registradas no período outonal. No entanto, há bastante vento e a umidade relativa do ar diminui.
Pontos como esses podem fragilizar o sistema imunológico, o que exige cuidados redobrados contra síndromes respiratórias, rinite e sinusite, por exemplo.
Alimentos mais indicados no outono
A variação nos termômetros é uma das principais responsáveis pela queda das defesas do organismo. Por isso, os alimentos mais indicados no outono são aqueles ricos em vitamina C, que reforçam a imunidade.
O ideal também é apostar em pratos quentes e leves, que são facilmente digeridos pelo organismo. Outra alternativa para aumentar a temperatura corporal são os chás que, além desse benefício, contribuem com a melhora do sono, com a redução dos níveis de colesterol LDL, entre outros.
Importante: hidratar-se é sempre importante! Água e sucos de fruta natural são complementos fundamentais de uma alimentação saudável.
As frutas e os vegetais do outono
Confira agora quais frutas e legumes devem estar presentes em sua dieta no outono:
- Abacate: possui, entre outros nutrientes, o triptofano, aminoácido que contribui para a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.
- Agrião: rico em cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C, o que auxilia no combate a gripes e resfriados.
- Espinafre: previne doenças cardiovasculares e melhora a saúde dos olhos, por meio das vitaminas A, K e B2, além de fósforo e magnésio.
- Goiaba: tem quantidades significativas de vitamina C e licopeno, nutriente com propriedades antioxidantes que aumenta a proteção contra os radicais livres.
- Laranja: cálcio, ferro e fósforo dão o tom de um fruto que aumenta a imunidade, bloqueia células cancerígenas e reduz os riscos de problemas intestinais.
- Limão: a união entre cálcio, magnésio e vitamina C facilita a desintoxicação do organismo.
- Pepino: destaca-se por possuir quantidades significativas de minerais que contribuem para a saúde da pele e dos músculos.
- Tomate: é rico em vitaminas C, K e B9, essenciais para evitar o envelhecimento cutâneo e fortalecer o sistema imunológico.
Para não esquecer…
- O outono é, de fato, uma estação de transição, com variação de temperaturas.
- Durante o período, você deve priorizar alimentos quentes e leves, bem como frutas e vegetais ricos em vitamina C.
- Hidratar-se ao longo da estação é igualmente importante.
- Abacate, espinafre, laranja e tomate são algumas das opções que devem colorir a sua mesa no ciclo outonal!
Acompanhe mais novidades
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de alimentação saudável no outono. Para conferir outros conteúdos sobre bem-estar e qualidade de vida, clique aqui e acesse o blog!