Os suplementos alimentares são grandes aliados da saúde e alguns são muito populares, especialmente entre as pessoas que praticam atividades físicas intensas. No entanto, apesar de fazerem bem ao organismo, os suplementos não precisam estar presentes na dieta de todo mundo.
Isso porque eles servem para suprir uma carência de elementos específicos. Os produtos também podem ser utilizados quando há algum outro fator em questão, como doenças ou alto gasto de energia, o que demanda uma quantidade maior de nutrientes.
Você toma sem prescrição? Será que precisa de fato ingerir os suplementos alimentares? Continue lendo para saber mais sobre quem pode se beneficiar desses produtos e descubra a resposta.
Quem precisa de suplementos alimentares?
Alguns grupos de pessoas necessitam mais de suplementação, seja por questões de saúde ou para alcançar um rendimento esportivo maior. Confira se você está em um deles:
- Pacientes de doenças crônicas
Quem sofre com doenças crônicas no geral pode ter um alívio dos sintomas e diminuir a progressão enfermidade com nutrientes que tenham efeito antioxidante, como ômega-3.
- Fisiculturistas
Os famosos bodybuilders precisam de muita proteína para garantir o crescimento muscular desejado, por isso, a suplementação é necessária.
- Idosos
Com o envelhecimento, é natural que ocorra um processo de perda muscular, chamado de sarcopenia. Os suplementos proteicos podem retardar esse efeito.
- Atletas de alta performance
Os esportistas que buscam um rendimento acima da média precisam de muita energia e calorias, podendo se beneficiar da suplementação.
Quais sintomas indicam que você precisa de suplementação?
Além dos casos citados acima, pessoas que sofrem com sintomas causados por deficiências nutricionais podem resolver esse problema com os suplementos alimentares corretos. Alguns dos problemas que indicam isso são:
- Imunidade baixa
Se você tem facilmente doenças causadas por vírus ou bactérias, pode estar com uma carência de vitaminas e nutrientes.
- Asma
A falta de vitamina D pode gerar ou piorar as doenças do trato respiratório, como a asma.
- Ossos fracos
Sofre fraturas com frequência? Então, você pode ter uma deficiência de cálcio, que fortalece os ossos e previne a osteoporose.
- Fadiga
O cansaço em excesso pode ser causado por algo além da correria do dia a dia, como a falta de ferro e vitaminas.
- Pele seca
A pele áspera e grossa pode indicar a falta de vitamina A, gerando uma condição chamada de hiperqueratose folicular.
- Cabelos brancos em excesso
Caso os fios brancos apareçam antes da hora e não sejam uma herança genética, podem indicar uma deficiência de cobre.
- Lábios secos e aftas
Feridas na região da boca são, muitas vezes, um sinal da falta de vitaminas do complexo B.
Lembre-se: tenha uma orientação profissional!
Se você se identificou com um dos grupos citados ou apresenta algum dos sintomas, consulte um médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação. Esses profissionais podem indicar os produtos corretos e também orientar sobre quantidade e frequência ideais das doses.
Apesar dos suplementos não serem medicamentos, eles também devem ser usados com cuidado, para garantir que causem apenas vantagens para a sua saúde!
Quer descobrir mais sobre suplementos alimentares?
Para ajudar você a entender ainda mais sobre esse universo, criamos um material supercompleto, com informações sobre os principais tipos de suplementos no mercado. Baixe gratuitamente clicando aqui.